Março 2024

Como a Alavancagem Operacional impacta a Rentabilidade das Empresas?

Glauco Legat, CFA; Paulo Arbex; Leonardo Cappa

      É comum vermos manchetes nos jornaisanunciando variações significativas nos lucros das companhias de um ano para outro. Mas você já parou para se perguntar o que pode estar por trás dessas variações tão expressivas? Seriam elas resultado de uma gestão ineficiente ou de fatores externos imprevisíveis?

     A resposta está, em grande parte, no efeito da alavancagem operacional (estrutura de ativos e custos) e financeira (estrutura de capital). No restante deste primeiro artigo sobre este tema, vamos explorar como a alavancagem operacional pode impactar a rentabilidade das empresas e seus lucros.

     Para introduzir de uma maneira mais genérica, vale a pena mencionar que o conceito preliminar de alavancagem deriva do significado de alavanca na Física, relacionado à obtenção de um resultado que é mais do que proporcional ao esforço empregado.

     Para apresentar o conceito de Alavancagem Operacional e explicá-lo de maneira prática, vale apena apresentarmos um exemplo:

     Suponha que uma empresa X tenha custos fixos de R$50.000 por mês e custos variáveis de R$25 por unidade de mercadoria vendida. Se a empresa vender 3.000 unidades por mês àR$50 cada, sua receita será de R$150.000. Isso resulta em lucro bruto do produto de R$75.000 = (R$150.000 - R$75.000), com um lucro líquido de R$25.000(segue a conta abaixo.

       Agora, suponha que a empresa aumente suas vendas para 4.000 unidades por mês (+33% decrescimento). Mantendo os custos fixos e variáveis iguais, o lucro líquido dobrará para R$50.000, um incremento de +100%.

A alavancagem operacional, de maneira simples, é uma medida da sensibilidade do lucro às variações nas receitas de vendas. Ela representa uma medida de elasticidade e permanece constante desde que os custos fixos não sofram mudanças, seja por elevação ou redução.

     Caso queira verificar, altere o número de vendas para qualquer outro valor. Você chegará à mesma interpretação: para cada 1% de aumento nas receitas, a empresa X terá um aumento de 3% em seus resultados.

     No entanto, é importante ter cuidado ao usar a alavancagem operacional, pois um aumento nas vendas nem sempre leva a um aumento proporcional nos lucros, especialmente em ambientes de negócios voláteis, onde a variação dos custos fixos e variáveis podem ser mais significativos para explicar os resultados do que a variação do volume de vendas.

     De maneira geral, uma alocação em renda variável pode se beneficiar desse fator momentum. Ou seja, se tivermos uma previsibilidade futura sobre o volume de vendas de uma empresa/setor, podemos identificar uma inflexão na rentabilidade daquela empresa e, consequentemente, nos posicionar nesse novo direcionamento. Só que para concluir o raciocínio sobre a alavancagem total de uma empresa e os efeitos totais, abordaremos a alavancagem financeira no próximo artigo.

 

 

 

 

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